MARCOS

O Evangelho de Marcos, considerado o mais antigo de todos os Evangelhos, dá a Boa-Notícia a respeito de Jesus Cristo, fazendo notar principalmente a sua atividade constante e a sua autoridade. Jesus vai de um lugar a outro, anunciando a vinda do Reino de Deus, ensinando multidões, fazendo milagres e curando doentes. Para ajudá-lo, ele escolhe doze homens, em que põe o nome de 'apóstolos'. Estes acompanham Jesus por toda parte, aprendem o mistério do Reino de Deus e depois saem para anunciarem a mensagem da salvação e curam pessoas.
A autoridade de Jesus vem de Deus. Ele é o Filho do Homem, aquele que Deus escolheu e enviou para ser o Salvador de todos (10, 45). Portanto, ele tem autoridade para expulsar demônios, curar doentes e perdoar pecados.
Este Evangelho começa com o batismo de Jesus no rio Jordão por João Batista (1: 9-11) e termina com a ressurreição de Jesus (16: 1-8). 

Esboço

O começo da Boa-Notícia a respeito de Jesus Cristo - 1: 1-13.
O Trabalho de Jesus na Galileia - 1: 14 - 9:50.
Da Galileia até Jerusalém - capítulo 10.
A última semana de Jesus em Jerusalém - capítulos 11-15.
A ressurreição de Jesus - 16: 1-8.
As aparições e a ascensão de Jesus - 16: 9-20.

Comentário presente 
A Bíblia na Linguagem de Hoje
Tradução da Sociedade Bíblica do Brasil
4ª edição, 1988.


Todas as postagens referentes ao Evangelho de Marcos, acesse clicando aqui. 

Um comentário:

  1. Bom encontrar este referência, tenho o livro da Amélia mas não havia feito o "link" com esta passagem do evangelho. Agradeço

    ResponderExcluir